OCOMPACTO.COM

parceiro FOLHAPRESS │ O IMPACTO

greco-1024x321-1(1)

parceiro FOLHAPRESS │ O IMPACTO

Search
Close this search box.

Mogi Mirim apresenta projeto para instalação de Faculdade de Medicina

O prefeito Paulo Silva, acompanhado pela secretária de Relações Institucionais Maria Helena Scudeler de Barros, participou da cerimônia de formalização da adesão de Mogi Mirim à proposta do governo federal para a obtenção de uma escola superior de Medicina no município, realizada nesta terça-feira (28), na Faculdade Santa Lúcia.

Na prática, o Governo Federal, por meio do Programa Mais Médicos, está permitindo que as mantenedoras de instituições educacionais privadas, juntamente com as prefeituras, apresentem projetos para a instalação de novos cursos. Mediante esta oportunidade, a Prefeitura e a Faculdade Santa Lúcia elaboraram um projeto com o objetivo de conquistar uma Faculdade de Medicina para Mogi Mirim. Vencidas as próximas fases, após avaliação dos ministérios da Educação e da Saúde, a previsão é que a nova faculdade seja instalada em 2026.

O prefeito Paulo Silva apontou que a obtenção de uma faculdade de medicina é um grande passo para Mogi Mirim. “É um projeto essencial, pois a nova faculdade estará vinculada ao SUS (Sistema Único de Saúde), o que permitirá uma rede de estudantes de medicina nos atendimentos na Santa Casa, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), no atendimento à população”, destacou. Ele também parabenizou à direção da instituição de ensino pela iniciativa. “É necessário estratégia. E isto a faculdade demonstrou ao executar este projeto tão importante. Parabéns aos responsáveis”, complementou.

Na cerimônia, o diretor da Faculdade Santa Lúcia, professor José Marcos Zanella Pinto, homenageou o médico Raji Rezek Ajub, representado pela esposa Sílvia e pelo filho Dr. Elias Ajub Neto, como patrono da futura Faculdade de Medicina.

O evento acadêmico também contou com a presença do presidente da mantenedora das faculdades Santa Lúcia e Maria Imaculada, Roberto Raphael Carrozzo Scardua; o diretor da Faculdade Maria Imaculada, Romildo Morelato Junior, vereadores, professores universitários da Faculdade Santa Lúcia, a classe médica mogimiriana e convidados da instituição de ensino.

O projeto, apresentado em conjunto pela Prefeitura e Faculdade Santa Lúcia, atende aos critérios estabelecidos pelo Governo Federal quanto a um projeto pedagógico de curso de graduação em Medicina, plano de formação e desenvolvimento da docência em saúde, plano de infraestrutura da instituição de educação superior, plano de contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do Sistema Único de Saúde do município e/ou da região de saúde do curso de Medicina, plano de implantação de residência médica e plano de oferta de bolsas para alunos.

Confira mais notícias
As mais lidas
Edições semanais

O IMPACTO

Siga a comarca nas redes sociais

Siga A Comarca