Azul Conecta treina pilotos no aeroporto de Mogi Mirim

FERNANDO GASPARINI
JORNAL O IMPACTO

Os frequentadores mais atentos do Aeroporto de Mogi Mirim não deixaram de observar, a partir de 2023, uma movimentação diferente em determinadas ocasiões, quando um avião de pequeno porte, com a inscrição Azul Conecta, realiza manobras no entorno do atual complexo.

O IMPACTO, após diversas tentativas, conseguiu contato com a referida empresa e descobriu que ela utiliza o aeroporto local para treinar seus pilotos. “O aeródromo da cidade é considerado uma opção segura para eventuais operações e, historicamente, possui tradição na instrução aérea e já formou dezenas de pilotos”, informou a Azul Conecta por meio de sua assessoria de imprensa.

“A Azul Conecta tem um extenso cronograma de treinamento para os mais de 170 pilotos que operam a aeronave Cessna Grand Caravan, que são utilizadas pela companhia. Os treinamentos incluem missões de pousos e decolagens, procedimentos comuns em todas as operações aeronáuticas. Desde 2023 a empresa utiliza o aeroporto de Mogi Mirim para essa finalidade”, revelou.

A reportagem apurou que, além da estrutura disponível que preenche diversos requisitos para o programa de treinamento, a empresa avalia também como favoráveis as condições meteorológicas no entorno do aeroporto. “A escolha do aeroporto para treinamento varia conforme as condições meteorológicas da região, assim como a qualidade do aeroporto para o tipo de operação. No caso de Mogi Mirim, a meteorologia é estável e a infraestrutura apresenta condições ideais para um treinamento seguro”, avaliou.

Ainda de acordo com a empresa, as atividades realizadas na cidade representam uma pequena fração do esforço total para manter a equipe de pilotos atualizada. “Para treinamento, nossos pilotos voam mais de 1,6 mil horas por ano. Atualmente, o aeroporto de Mogi Mirim é utilizado pontualmente e representa cerca de 1% desse volume.

O IMPACTO quis saber da direção da empresa se a escolha de Mogi Mirim implicou em algum tipo de negociação com a Prefeitura. Segundo aquilo que foi informado, o Aeroporto de Mogi Mirim é classificado como de “propriedade e serviços públicos”, ou seja, um operador com aeronave em conformidade com as condições apresentadas pelo aeroporto pode operar sem uma tratativa específica com o poder público. “Tanto o aeroporto como a Azul Conecta são homologados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)”, esclareceu a empresa.

Companhia possui uma frota de 27 aeronaves Cessna Grand Caravan e atende cerca de 80 mil clientes por ano (Foto: Luis Alberto Neves)

Empresa focaliza transporte de carga e de passageiros

Fundada em 2020, a Azul Conecta é a maior empresa de aviação regional do Brasil, atendendo mais de 70 destinos, interligando cidades do interior do país aos grandes centros. Atualmente, a companhia possui uma frota de 27 aeronaves Cessna Grand Caravan e atende cerca de 80 mil clientes por ano.

Com sede operacional em Jundiaí, a Azul Conecta dispõe, conforme informou sua assessoria de comunicação, de uma frota de Cessna Grand Caravan, aeronave de fabricação americana e “com um histórico amplo e seguro de operação em todo o mundo”. Ainda conforme aquilo que foi informado, foram produzidas mais de 3 mil unidades, sendo que a empresa possui a unidade de número 3.000 na frota, “demonstrando nossa confiança e segurança no equipamento”, reforçou.

A empresa investe também no transporte de carga. Segundo a nota enviada para O IMPACTO, entre os 27 aviões utilizados, três são configurados exclusivamente para transporte de carga. “Além da operação regular, a Azul Conecta realiza fretamentos para diferentes perfis de clientes, como famílias, grupos de viagem, bandas e negócios”, completou.

Tagged: