Mogi Mirim recebe 1,3 mil doses da vacina contra a dengue

JORNAL O IMPACTO

O Ministério da Saúde enviou para Mogi Mirim 1,3 mil doses da vacina contra a dengue, que já foram distribuídas para todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município e que estão disponíveis desde terça-feira (18) para crianças entre 10 e 11 anos, conforme determina o Programa Nacional de Vacinação.

Para tomar a dose da vacina japonesa Qdenga, um imunizante tetravalente, ou seja, que imuniza as pessoas para os quatro tipos de dengue, as crianças devem ser levadas aos postinhos, das 8h às 16h, com a carteira de vacinação, além do CPF ou cartão SUS (Sistema Único de Saúde). A Qdenga é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

De acordo com a coordenadora da VS (Vigilância em Saúde) da Secretaria de Saúde, Vivian Delalibera Custódio, a vacina contra a dengue pode ser aplicada em pessoas entre 4 e 59 anos. No entanto, ela explica que foi escolhida a faixa etária entre 10 e 11 anos porque é a que apresenta o maior número de casos com hospitalização. “É justamente isso que queremos evitar”, reforçou Vivian.

Ela também pede ainda que as pessoas não deixem de tomar a vacina contra a Influenza e Covid-19, ambas também disponíveis nas UBSs. Já crianças até 5 anos devem ser imunizadas contra a poliomielite. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue já infectou mais de 3,5 mil mogimirianos até agora, com três óbitos confirmados e dois ainda sob investigação.

Vivian também revelou que além de Mogi Mirim, outras cidades da Baixa Mogiana, como Itapira e Mogi Guaçu, também receberam a Qdenga.

MOGI GUAÇU
A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi Guaçu recebeu 2.307 doses da Qdenga, que estarão disponíveis somente para o público-alvo da campanha. A coordenadora e enfermeira da Vigilância em Saúde, Rosa Maria Pinto, explicou que é preciso que a criança não tenha contraído o vírus da dengue nos últimos seis meses para receber a vacina.

“Segundo nota técnica emitida pela Secretaria de Saúde Estadual, não é indicada a vacinação contra a dengue junto a outros imunizantes, devendo-se aguardar um intervalo de 30 dias para aplicação de outras vacinas. Já no caso da criança ter contraído dengue deve esperar um intervalo de seis meses para receber o imunizante”, disse.

Ela explicou também que as doses destinadas para a segunda imunização deste público-alvo deverão ser enviadas posteriormente. “Isso porque, será considerado o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema da vacinação e considerando os registros na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS)”, afirmou.

Tagged: