Mogi terá evento de Kart Terapia, que promove inclusão de pessoas com deficiência

JORNAL O IMPACTO

Por iniciativa do comerciante Paulo Sérgio Gasparini, que é tetraplégico, Mogi Mirim terá, de 4 a 6 de julho, um evento com karts adaptados que permitem conduzir pessoas com deficiência (PcDs). A iniciativa ganhou apoio do ParkShopping Mogi Mirim, que reservará um espaço dentro de suas instalações para que o evento seja realizado.

Conhecida como Kart Terapia, a atividade faz sucesso no kartódromo de Nova Odessa, considerado um dos melhores de todo o estado de São Paulo. Gasparini conta que, há cerca de 45 dias, ao visitar o kartódromo com uma amiga, tomou conhecimento pela primeira vez da novidade e se sentiu motivado em trazer a apresentação para Mogi Mirim.

Ele explica que se trata de uma iniciativa da lenda internacional do motocross, Gene Fireball, um piloto profissional e empresário do setor de eventos que veio dos Estados Unidos para o Brasil e reside atualmente em Americana. Segundo Paulinho Gasparini, ele adaptou os karts em seis modelos diferentes, pensando nos diversos tipos de pessoas com deficiência.

“Os karts contemplam pessoas com deficiência física, mental, visual e até os portadores do Transtorno do Espectro Autista. As pessoas se sentam atrás, em um local que leva o espaço para cadeirantes e onde existe o falso volante. Enquanto um condutor faz o veículo se locomover, a pessoa que vai atrás sente a sensação de pilotar o equipamento”, detalhou.

Através de carros adaptados, iniciativa busca inclusão para PcDs (Foto: Divulgação)

PARCERIA
Com a ideia fixa de trazer a atração para sua cidade, Paulinho Gasparini fez contatos com o empresariado local para que contribuísse com a iniciativa. Ele revelou que conseguiu montante suficiente para permitir a participação de 30 pessoas por dia, durante os três dias, de forma gratuita.
Antevendo que o período contratado poderá ser insuficiente para atender à demanda, Gasparini pede para eventuais interessados que ajudem na contratação de um dia adicional. O telefone para contato é o (19) 98277-2185.

“Catalogamos mais de 100 pessoas com deficiência na cidade, depois de contatos feitos com instituições como a Associação dos Deficientes de Mogi Mirim, a APAE e com as entidades que cuidam dos autistas. Detectamos também pessoas que são deficientes, mas não estão vinculadas a nenhuma entidade. Por isso, para não deixar ninguém de fora, estamos tentando a inclusão de mais uma data”, esclareceu.

EQUIPAMENTOS
Além de cinco karts adaptados que estarão à disposição dos mogimirianos, a empresa responsável pela atração disponibiliza capacete e macacão. Os veículos projetados para dois lugares são adaptados de forma a permitir a colocação do cadeirante, ou portador de outro tipo de deficiência, na parte traseira ou lateral do veículo, onde também existe um segundo volante. “Eu garanto que o passeio será para essas pessoas uma experiência inesquecível, especialmente para jovens e crianças”, afirmou o organizador.

A atração vai se desenrolar das 9h às 17h. Gasparini disse que, em sua visita às entidades, propôs que os interessados ou responsáveis manifestassem de forma oficial o interesse em participar, para que não haja desistências de última hora, o que, segundo ele, prejudicaria a programação.

Ele disse ainda que, dos entendimentos com o ParkShopping Mogi Mirim, resultou a disposição de um evento bastante festivo, em que não faltarão brinquedos infláveis para as crianças e distribuição de guloseimas. “Vamos transformar o estacionamento do ParkShopping em um ambiente como há muito não se vê na cidade”, prometeu.

Tagged: